Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Régras e técnicas dos lançamentos e Arremessos do Atletismo


Régras e técnicas dos lançamentos e Arremessos do Atletismo


Arremesso de Peso


Regras

A bola oficial masculina pesa 7,26 kg e é geralmente feita de bronze ou ferro fundido e chumbo. Possui cerca de 12 cm de diâmetro. Na categoria feminina pesa 4 kg exatos, sendo esta um pouco menor. O arremessador tem uma área restrita circular de diâmetro 2,135 m (7 pés) para se locomover. No início do lançamento, o peso deve estar colocado entre o ombro e o pescoço do atleta; O peso deve ser lançado com as pontas dos dedos, e não com a palma da mão. Durante o lançamento, o atleta deve rodar sobre si mesmo e lançar (técnica com giro). A marca obtida em cada lançamento é medida a partir do primeiro lugar onde o peso bater no chão. Em competições oficiais, se tiver até 8(oito) competidores participando, cada atleta tem direito a seis lançamentos. Quando há mais de 8 (oito), cada um tem direito a 3 (três) lançamentos. A sua posição na classificação é determinada pela distância obtida no maior arremesso válido.
Na técnica de deslocamento linear, inventado por Parry O'Brian em 1951, o atleta deve (partindo de uma posição em que está de costas para a área de arremesso), dar um pontapé para trás e depois para baixo com a perna contrária a sua perna de apoio, e de seguida projectam-se os quadris para a frente e para cima girando o tronco e ficando de frente para a área de lançamento e, esticando o braço que deverá segurar o peso contra o pescoço, lançar o peso para a frente, utilizando o seu corpo para aumentar o impulso.
A técnica de arremesso com giro/rotação é mais antiga e foi inventada nos Estados Unidos em 1876. Baseia-se nos mesmos princípios do lançamento do disco e é usada principalmente por juniores, amadores e senhoras.
O atual recorde mundial de Randy Barnes foi obtido com a técnica de rotação, enquanto que a segunda melhor marca de sempre, de Ulf Timmermann, foi alcançada com o deslocamento linear.

Lançamento de Dardo
O dardo é um objeto em forma de lança, feito de metal, fibra de vidro ou fibra de carbono. O tamanho e peso dos dardos variam do homem para a mulher. O homem usa um dardo de 2,7 metros de comprimento e pesando 800 gramas. A mulher usa um dardo um pouco mais leve, 600 gramas e mede 2,3 metros de comprimento.
O atleta corre para tomar impulso e lança o dardo numa pista de lançamento com 34,9 metros de comprimento e 4 metros del argura. O lançador faz um giro rápido com o corpo e lança. O dardo costuma sair das mãos do atleta com uma velocidade de 100 km/h. Após o voo, o dardo aterra numa zona relvada que costuma ocupar a zona central dos estádios de atletismo. A marca obtida pelo atleta é medida pelos oficiais, desde a zona de lançamento até ao primeiro ponto onde o dardo tocou no chão.
O lançador é desclassificado se sair da zona de lançamento antes, durante ou depois do lançamento, ou se o dardo tocar no solo sem ser pela ponta dianteira dele. As competições de lançamento de dardo iniciam-se com três rondas de lançamentos para cada atleta. Após esta fase, os oito melhores resultados são apurados para realizar mais três lançamentos. Fim da prova, o atleta que obtiver a maior distância num lançamento legítimo é declarado vencedor.

Lançamento do martelo
O martelo pesa 7,26 kg na prova dos homens e 4 kg nos eventos femininos.
O conjunto bola, arame e alça, formam uma unidade de comprimento máximo de 1,2 m.
A base de lançamento da prova é um círculo de 2,1 m de diâmetro, geralmente rodeado por uma rede que protege a audiência.
Segurando a alça com as duas mãos e mantendo os pés imóveis, o atleta faz a bola girar três ou quatro vezes, num círculo que passa por cima e por baixo da sua cabeça.
Quando o martelo alcança velocidade, o atleta gira sobre si próprio duas ou três vezes para acelerar mais a bola e logo a solta para cima e para frente.
Se o martelo cai no terreno dentro de um ângulo de 90 graus, o lançamento é considerado válido.

Lançamento de disco
O disco usado é um prato de metal que se lança e tem a forma de um círculo que tem um diâmetro de 22 cm. Na prova masculina, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura e pesa 2 kg. Na modalidade feminina, mede entre 180 e 182 mm de diâmetro e de 37 a 39 mm de espessura, pesando 1 kg.
O atleta segura o disco plano contra os dedos da mão e o antebraço do lado do lançamento, logo gira sobre si mesmo rapidamente e lança o disco ao ar estendendo o braço. Todo o material deve ser fornecido pela organização da competição.
Para melhorar a pegada é permitido o uso de uma substância adequada nas mãos. Pode ser usado um cinturão para proteger a coluna.

Fontes: Acesso em 22/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário